domingo, 19 de fevereiro de 2012

Atletiba de uma ou duas torcidas?

Na próxima quarta-feria de cinzas, teremos o ATLETIBA, será jogado na Vila Capanema pela 10ª rodada do 1º Turno.
Pois bem, conversando com algumas fontes, aliás, confesso que não são fontes do meio esportivo, recebi a informação de que à princípio o ATLETIBA seria disputa com a presença de uma só torcida, como o mando é do Atlético, apenas a massa rubro negra estaría prestigiando o evento, ou  melhor, estaría credenciada à prestigiar.
Acontece que o Ministério Público do Estado do Paraná, ao receber está informação tratou imediatamente de intervir, como de fato o fez, exigindo com base no Estatuto do Torcedor, que no mínimo 10% da carga dos ingressos seja repassada à torcida adversária, portanto, à torcida do Coritiba.
Vejamos, o tema é polemico, eu mesmo, naquele epísódio lamentavel no Couto Pereira, em que a torcida do Coritiba ficou em cima da torcida do Atlético, tive meu carro apedrejado, fui para cobrir o evento e tive gastos materiais, felizmente só foram gastos materiais.
Agora, o fato é muito maior, tenho comigo que a questão extrapolou o Estádio, ou seja, o evento, fiz uma pergunta para os reporteres policiais, a informação que obtive foi de que os casos mais complicados de violência e depredação acontecem nos terminais e não nos Estádios, aliás, sou testemunha ocular, de fato a Policial Militar vem fazendo estratégias de administração e chegada do torcedor ao evento de maneira fantástica, como diria um amigo meu, "Cesar, hoje quem falar alto aqui dentro, vai levar borrachada".
Enfim, sei que muitos são do tempo dos jogos com duas torcidas juntas na arquibancada, lado a lado, e sinceramente, entendo que uma partida de futebol, deve ter a presença das duas torcidas, concordo com o Ministério Público.
Mas o grande impasse é, e os confrontos?
Não estou escrevendo para me manifestar sobre às torcidas, talvez nunca chegue esse momento para escrever, não tenho a capacidade e opinião para dizer se o problema de fato está nas torcidas.
O que sinceramente penso é que independentemente de torcida organizada ou não, quem está mal intensionado deve se entender com a Justiça, quem quebra ônibus, bate em cidadão de bem, arrebenta telefone público comete crime e deve ser castigado.
Enfim, o problema não é só da cidade de Curitiba, também existiu e existe na Europa, os confrontos às vezes são inevitaveis, mas continuo pregando a educação, ou seja, ideias contrárias ótimo, preferência por cor de camisa muito legal, afinal de contas o que seria do azul, se todos gostassem do amarelo? Mas o bem precisa vencer no final, assim, que tenhamos um grande ATLETIBA, que a repercussão seja dos Atletas e no final que cada um vá para casa em paz.
Entendo, portanto que lugar de marginal com ou sem camisa de time ou de organizada é na cadeia, desejo além de um grande clássico quarta de cinzas, um bom trabalho às Policias Militar e Civil.
Em tempo parafraseando o ALBORGUETI, lugar de bandido é na cadeia.
Até a próxima.
Cesar Junior
Narrador Esportivo CBN Curitiba, Advogado atuante

Nenhum comentário:

Postar um comentário